Africa do Sul x Brasil – Transmissão ao vivo

Brasil encara vuvuzelas, Joel Santana, Mandela e África do Sul para ir à final

Qual o símbolo da Copa das Confederações? A seleção “Bafana Bafana”, treinada por Joel Santana? Nelson Mandela, líder da luta contra o racismo que ficou quase 28 anos preso? Ou as vuvuzelas, a “arma barulhenta” dos torcedores no estádio? Todos eles estarão unidos nesta quinta-feira contra o Brasil, às 15h30m (de Brasília), na semifinal em Joanesburgo. Para chegar à decisão, o time de Dunga terá que enfrentar a benção de Mandela à equipe local, a malandragem do “Papai Joel” e as cornetas, que estarão presentes nas mãos de quase todas as 60 mil pessoas no Ellis Park.

Thiago Dias/GLOBOESPORTE.COM

Funcionários trabalham em ritmo intenso para dar conta dos pedidos de vuvuzelas a tempo

- É o nosso talismã. A vuvuzela dá sorte ao futebol sul-africano. Li que os jogadores brasileiros não gostaram, mas a cultura local deve ser respeitada. Espero que a vuvuzela ajude a África do Sul a vencer o Brasil – disse a empresária Julia Mack, dona de uma fábrica de cornetas em Joanesburgo há seis anos.

O GLOBOESPORTE.COM visitou duas empresas que produzem as vuvuzelas: a Lumoss, de Julia, e a Plastic Printers, de Nevil Cohen, um apaixonado pelo futebol brasileiro e que estava no estádio Sarriá quando a Itália eliminou o Brasil no Mundial de 1982. Os dois reconhecem que o barulho é chato, mas não têm do que reclamar: o faturamento está alto.

- Estou vendendo até nove mil cornetas por semana. Normalmente, vendemos cinco mil por mês. Tem gente que só vai ao estádio por causa da vuvuzela. Mas muita gente não vai porque odeia as vuvuzelas. No rúgbi, é proibido entrar com vuvuzelas nos estádios – contou Nevil, que trabalha com 40 funcionários e produziu um modelo canarinho da corneta apenas para o público brasileiro ver (como não tem autorização da CBF, não irá vendê-lo).

GALERIA DE FOTOS: conheça um pouco mais as vuvuzelas

- Minha produção cresceu 52% por causa da Copa das Confederações. Acho que vai ser o dobro disso na Copa do Mundo ano que vem. Já estou acostumada ao barulho, pois convivo com isso todos os dias – afirmou Julia.

Thiago Dias/GLOBOESPORTE.COM

Sem a autorização da CBF, as vuvuzelas da seleção brasileira não poderão ser vendidas

Na seleção sul-africana, a corneta é considerada o “12o jogador” pelos comandados de Joel.

- Nós gostamos do barulho, já estamos acostumados com ele. Mas se os brasileiros reclamaram, peço ao torcedor que sopre ainda mais forte, porque isso vai nos ajudar bastante – afirmou o goleiro reserva Rowen Fernandez.

- Os jogadores estão otimistas e nossa torcida vai comparecer fazendo aquele barulhinho que vocês tanto gostam – completou o técnico dos “Bafana Bafana”.

O jogo entre Brasil e África do Sul é o mais esperado pela população no torneio. O rúgbi é o esporte preferido dos brancos, mas a maioria negra ama futebol. Em Soweto, onde o time de Dunga treinou na terça, um grupo de vendedores ambulantes resumiu o que o povo sente pela camisa amarelinha.

- Nós comemos futebol, vivemos futebol. E a seleção brasileira é a maior de todas. É um futebol diferente. Depois do jogo eu respondo se gostei ou não do Joel Santana (risos) – brincou Mbuso, de 22 anos, vestido com um uniforme do Orlando Pirates, um dos mais populares do país.

BRASIL ÁFRICA DO SUL
Julio César, Maicon, Lúcio, Miranda (Luisão), André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires, Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Mhlongo, Dikgacoi, Tshabalala, Modise e Pienaar; Parker (Mashego ou Fanteni).
Técnico: Dunga. Técnico: Joel Santana.
Estádio: Ellis Park, em Joanesburgo. Data: 25/06/2009. Horário: 15h30m. Árbitro: Massimo Busacca (SUI) Auxiliares: Mathias Arnett (SUI) e Francesco Buragina (SUI)
Transmissão: O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV exibem a partida ao vivo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 15h30m (de Brasília).
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: