Deco, sobre o Brasileirão: ‘É um desafio que eu precisava passar’

Em entrevista a um jornal português, meia do Fluminense fala sobre a adaptação ao futebol brasileiro

deco, fluminense x avaíDeco em ação pelo Fluminense contra o Avaí

Apresentado em agosto, o meia Deco aos poucos começa a se adaptar ao futebol brasileiro. Ele já realizou 11 partidas com a camisa do Fluminense, tendo marcado dois gols e ajudado com mais duas assistências. Em entrevista ao site do jornal “Record”, de Portugal, o jogador comentou sobre o processo de adaptação por que vem passando e apontou a velocidade do jogo e os grandes deslocamentos entre as cidades como as maiores dificuldades:

– o Brasileirão é uma batalha. É por isso que é um dos campeonatos mais difíceis do Mundo, porque tem viagens longas, muitos jogos, muito desgaste. É complicado, mas é um desafio que eu precisava de passar mais uma vez na minha vida. E está a ser importante para mim – disse Deco.

O meia também comentou sobre o desafio que tem no Flu semelhante ao que Adriano e Ronaldo, estrelas internacionais como ele, enfrentaram respectivamente no Flamengo e Corinthians.

Confira a entrevista:

A diferença que encontrou no futebol brasileiro

“Na verdade é uma experiência diferente. No Brasil, não é fácil jogar. Até porque o ritmo é diferente, com muita gente nova, os jogos são rápidos, há partidas na quarta-feira e no domingo. Eu tinha vontade de voltar, por inúmeras razões, principalmente por razões pessoais e sabia das dificuldades que teria, pois não regressei tão novo como gostaria, mas ainda estou em condições de jogar no mais alto nível. Está sendo muito bom, é uma experiência diferente e principalmente por estar perto da família e estar feliz, isso é o que vale”.

Desafio de provar que ainda pode jogar

“Na verdade, este regresso dá-se por várias razões, sendo que a primeira é a de voltar a ser uma pessoa alegre por jogar, mas também por razões pessoais, pela família. Tudo isso ajuda. No Chelsea, infelizmente tive problemas com lesões, mas quando estava bem jogava sempre. Depois também passei por uma fase em que estava infeliz e quando assim é as coisas não caminham tão bem como tem de ser”.

Comparação com as situações de Adriano e Ronaldo

“Acho que estou em condições de jogar e jogar bem. É lógico que a exigência sobre mim, sobre o Ronaldo, sobre o Adriano é sempre maior do que sobre os outros. Isso é normal, mas é óbvio que não vou fazer milagres. Acho que estou em um nível bom, a jogar em um nível que eu queria, mas acho que é como eu imaginava quando decidi voltar”.

Exceção à regra no futebol brasileiro

“Não sei se serei uma exceção. O problema é que a expectativa é grande. No Brasil existe uma exigência maior e as pessoas acham que um jogador como eu tem de fazer mais do que os outros. Mas infelizmente não há milagres. Se a equipe onde estamos é boa, torna-se tudo muito mais fácil”.

Expectativa de jogar em um grande clube e ser campeão

“Como disse, a vida foi acontecendo. Nunca imaginei ir para a Europa tão cedo, jogar tanto tempo por aí, nunca imaginei jogar na seleção portuguesa, mas a minha vida foi acontecendo e este regresso ao Brasil foi mais ou menos assim. Eu não planejei isso. Já tinha decidido que voltaria para morar aqui, mas não sabia quando. Mas, devido a questões pessoais, isso foi antecipado. Então, regressando mais cedo, eu teria sempre de jogar, até porque estou em condições disso”.

Ritmo de treinos e jogos

“Não é fácil, principalmente o ritmo dos jogos. Mas é uma readaptação normal, como qualquer outra. O problema é que logo comecei a jogar às quartas e aos domingos. A nossa equipe tem tido muitas lesões, e o Muricy Ramalho praticamente não consegue gerir o esforço do time. Quase sempre têm de atuar os mesmos jogadores. Há dias em que a equipe está bem, noutros mais cansada. Mas o Brasileirão é uma batalha. É por isso que é um dos campeonatos mais difíceis do Mundo, porque tem viagens longas, muitos jogos, muito desgaste. É complicado, mas é um desafio que eu precisava passar mais uma vez na minha vida. E está sendo importante para mim”.

Deixe um comentário

