Atitude de Conca mostra postura de capitão

Conca comemora seu gol contra o Atletico-PR. (Foto: Felipe Gabriel)Ao herdar a braçadeira de capitão do Fluminense, quando o atacante Fred se lesionou, o argentino Conca passava a ser a referência para os companheiros e a última palavra em qualquer decisão dentro de campo.

Na época, muito se questionava sobre o perfil do camisa 11, reconhecidamente tímido e de poucas palavras aos olhos da mídia. No lance que devolveu ao Tricolor a liderança do Campeonato Brasileiro, Conca mostrou personalidade e vestiu definitivamente a responsabilidade de capitão da equipe. Sua postura decidida de arrancar a bola das mão de Washington para cobrar o pênalti foi surpresa para muitos.

– A imprensa tem essa visão, de que sou tímido. Realmente, na frente de uma câmera, eu travo. Mas, quando estou com meus companheiros, falo bastante e converso com todos – disse o meia.

O episódio de domingo comprovou as palavras de Conca. Mais do que isso. O capitão tricolor mostrou a todos que até mesmo uma pessoa tímida pode reunir as características de um líder e decidir por rumos vitoriosos para o time.

– O líder não decide necessariamente sozinho. Ele observa a impressão e reação da equipe e as toma como base. Acima de tudo, deve se responsabilizar pela decisão depois – explicou Sâmia Hallage, especialista em psicologia esportiva.

 

COM A PALAVRA – SÂMIA HALLAGE

O capitão de uma equipe deve ser uma pessoa equilibrada, uma Talvez pela ansiedade que ele poderia estar, vide que vem de longo jejum. Ou, talvez, também pelo fato da ansiedade por marcar ter aumentado ainda mais por conta do gol contra qu Washington marcou na mesma partida.

Resumidamente, o capitão não deve decidir sozinho. Ele pode e deve ouvir todos, mas precisa ser sensato e pensar no coletivo. Espécie de modelo para não só os titulares, mas como para todo elenco. Suas atitudes devem ser pensadas e, prioritariamente, pautadas no coletivo, já que um capitão deve ser a voz do técnico dentro de campo.

Quando Conca tirou a bola da mão de Washington, ele deve ter avaliado que não seria o melhor momento para que o atacante do Fluminense realizasse a cobrança do pênalti.

Deixe um comentário