Barcelona x Real Madrid – El Clásico

Um jogo de futebol geralmente começa e termina dentro de campo. Mas não é o caso de El Clásico, Barcelona x Real Madrid, uma das maiores rivalidades do futebol mundial. O grande clássico mundial da atualidade será realizado hoje, excepcionalmente em uma segunda-feira, devido às eleições parlamentares da Catalunha, realizadas ontem.

O Real Madrid sempre foi considerado o retrato fiel de uma política centralizadora do poder da realeza, instalada na capital da Espanha, Madrid, até mesmo por ser o time de coração do General Franco, ditador que controlou o país entre 1939 e 1975. Por outro lado, o Barcelona sempre representou o orgulho do povo catalão, sempre oprimido pelo mesmo Franco. Mais do que um jogo, El Clásico é sinônimo de um choque de ideologias.

Não bastasse tudo isso, o duelo de hoje à noite, no Camp Nou é um embate entre os melhores em tudo no Campeonato Espanhol: as duas melhores campanhas, os dois melhores ataques, as duas melhores defesas, os dois melhores elencos e os dois melhores técnicos. Separados por apenas um ponto no campeonato (Real 32 pontos, Barcelona 31), quem vencer assume de vez a ponta e embala na disputa pelo caneco.

O Barça, até por jogar em casa, é o favorito esta noite. Sem grandes problemas com lesões, o técnico Pep Guardiola terá todas as peças disponíveis para dar prosseguimento ao seu atual jogo de xadrez, onde escala o time de acordo com as forças do adversário. Vale lembrar que Guardiola nunca perdeu para o Real Madrid como treinador, com quatro jogos e quatro vitórias.

No Real, a situação é semelhante. José Mourinho não poderá contar apenas com Higuaín, que não se recuperou de lesão e não joga. Khedira também é dúvida, mas muito provavelmente iniciará o jogo. No mais, força total para o time merengue.

Além de todos os atrativos que este clássico atrai por si só, vale ainda lembrar que o técnico José Mourinho ainda não perdeu no comando dos Galácticos após 15 jogos, e conta com a grande fase de Cristiano Ronaldo, que já marcou 19 vezes na temporada.

Mais um atrativo: no dia 17 de novembro, Portugal, que tem a base formada por jogadores do Real, como Pepe, Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo humilhou a seleção espanhola, com base no time do Barça, por 4 a 0.

Caso ainda seja pouco, teremos o duelo dos dois últimos Bola de Ouro da FIFA, Cristiano Ronaldo em 2008 e Messi em 2009. E o mais provável é que o próximo eleito também esteja em campo, já que dos 23 indicados, 10 jogarão o superclássico.

Vale lembrar que o clássico já ocorreu em duas oportunidades em uma segunda-feira, com uma vitória para cada lado. Mas o detalhe mais interessante é o fato de que nos dois anos em que isso ocorreu, o Real Madrid sagrou-se campeão, e a história tem tudo para se repetir.

As cotas para o jogo estão definidas em: Barcelona: 2.10 Empate: 3.40 Real Madrid: 3.30. A ESPN inicia suas transmissões a partir das 17h00, e a bola rola às 18h00.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: