Mundial de Clubes FIFA 2010

Teve início em Abu Dhabi a sétima edição do Mundial de Clubes da FIFA, a segunda realizada nos Emirados Árabes Unidos. Desde o primeiro mundial, disputado no Brasil no ano 2000, muita coisa mudou, do formato ao número de participantes. Neste ano, o representante sul-americano será o Internacional de Porto Alegre, campeão da Copa Libertadores da América.

A edição atual começou com a vitória de 3 a 0 do Al Wahda, time da casa, sobre o Hekari United, de Papua Nova Guiné.

Confira abaixo um guia com todos os clubes participantes da edição 2010 do torneio:

Al Wahda: atual campeão nacional dos Emirados Árabes. Era comandado pelo técnico brasileiro Tite, que recentemente trocou o clube pelo Corinthians, clube que levou até a terceira posição do Campeonato Brasileiro. O Al Wahda possui três brasileiros em seu plantel: Magrão, volante ex-Palmeiras e Corinthians, Hugo, meia ex-São Paulo e Grêmio e Fernando Baiano, atacante ex-Corinthians. Deve fazer apenas figuração no mundial.

Seongnam Ilhwa: representante asiático, é o atual campeão da Liga dos Campeões da AFC. É o clube mais jovem do mundial, com apenas 21 anos de idade. Mas engana-se quem acha que isso pode ser um sinal de fraqueza. Neste pouco tempo, já é o maior campeão sul-coreano, com 7 conquistas. Na liga dos campeões, é bicampeão, e chegou ao mundial com grandes pretenções: derrotar a Inter de Milão nas semifinais. Missão impossível?

TP Mazembe: representante africano na competição, o clube da República Democrática do Congo precisou encerrar um jejum que já durava 41 anos, para chegar ao Mundial de 2009. Neste ano, repetiu o feito e é novamente campeão da Liga dos Campeões da África. O significado de TP é Tout Puissant, algo como “Todo Poderoso”, e terá que fazer valer o nome para passar pela primeira rodada, onde enfrenta o (este sim) todo poderoso Pachuca.

Pachuca: representante da Concacaf, confederação que representa as Américas do Norte e Central. É o clube que mais participou do campeonato, juntamente com o Al-Ahly do Egito, com três participações cada. É o maior candidato a surpresa no mundial, e se conquistar o título, será o grande ápice do crescimento do futebol mexicano. Não entra como grande favorito, mas pode ser a grande surpresa desta edição, podendo ser o primeiro clube de for a do eixo América do Sul-Europa a conquistar uma vaga na decisão.

Internacional: representante da América do Sul, atual campeão da Copa Libertadores da América. Conseguiu a sua vaga após vencer o São Paulo, pelas semi-finais do torneio sul-americano, já que o vencedor enfrentaria o Chivas do México, clube convidado que não poderia disputar o Mundial pela Conmebol. O Inter luta para ser o primeiro clube bicampeão do torneio, e, principalmente, para ultrapassar o rival Grêmio em número de conquistas. Chega com grande moral a Abu Dhabi, com grandes chances de conquista.

Internazionale: grande campeã da UEFA Champions League, a Inter vive uma gigantesca crise desde a saída de José Mourinho do comando da equipe. Os jornais italianos já dizem que em caso de insucesso no Mundial, Rafa Benitez será mais um a jogar no time dos desempregados em 2011. Com uma grande lista de lesões, como os brasileiros Júlio César e Maicon, além do pequeno príncipe Phillippe Coutinho, que nem pode ser inscrito devido à lesão, o técnico espanhol terá que contornar a recente crise de confiança que tomou conta do elenco italiano para confirmar seu favoritismo e levantar a taça.

Ainda tivemos como participante o Hekari United, que já foi eliminado na partida preliminar. Grandes emoções nos aguardam nos jogos que vem pela frente. Confira aqui no betboo.net as cotas de cada jogo do torneio, e veja aqui a cobertura.

Próximos jogos:

Quartas de final

10 de dezembro: TP Mazembe x Pachuca (Mohammed Bin Zayed Stadium, 14h00)

11 de dezembro: Al-Wahda x Seongnam Ilhwa (Sheikh Zayed Stadium, 14h00)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: