22º Mundial de Handebol Masculino

Começa hoje na Suécia a 22ª edição do Mundial de Handebol Masculino, com a presença da Seleção Brasileira, uma das representantes do continente sul americano.

O esporte pode não ser uma paixão aqui no Brasil, mas faz muito sucesso pelo mundo, principalmente na Europa onde por ser disputado em ginásios fechados é considerado uma alternativa de entretenimento familiar, por conta do inverno mais do que rigoroso.

O campeonato será disputado por vinte e quatro seleções, divididas em quatro grupos de seis seleções cada. Após todas jogarem entre si dentro dos grupos, classificam-se para a fase seguinte as três melhores seleções de cada grupo. Na segunda fase, as doze seleções serão divididas em dois grupos, e os campeões e vices de cada grupo jogam a fase semifinal.

No grupo A está a favorita seleção da França, atual campeão olímpica, continental e mundial, além de Alemanha, Bahrein, Egito, Espanha, e Tunísia. No grupo B está a seleção do Brasil juntamente com Áustria, Hungria, Islândia, Japão, Noruega. O grupo C conta com Argélia, Austrália, Croácia, Dinamarca, Romênia e Sérvia e o grupo D terá Argentina, Chile, Coreia do Sul, Eslováquia, Polônia e a dona da casa, Suécia.

Disputado entre os dias 13 e 30 de janeiro, o mundial deve como sempre ter o domínio dos selecionados europeus. De todas as edições do torneio, apenas por duas vezes houve uma seleção que não fosse do continente nas semifinais, em 2001 o Egito foi o intruso e em 2005 a Tunísia. A seleção brasileira não é favorita nem a passar para a segunda fase, e seu melhor resultado foi um 15º lugar em 1961.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: