Adversário da estreia é uma antiga pedra no sapato do Flu

Berço de craques, entre eles, Maradona, Argentino Juniors tenta se reerguer no cenário internacional

 

O Fluminense começará sua caminhada na Libertadores 2011, quarta-feira, no Engenhão, contra um rival já conhecido. O Argentinos Juniors estava no mesmo grupo do Tricolor na Libertadores de 1985. As lembranças dos duelos contra a equipe argentina naquela edição do torneio não são boas. Foram duas derrotas do Flu por 1 a 0 e uma eliminação ainda na primeira fase. Os argentinos avançaram e ainda conquistariam o título da competição continental. Agora, há chance do troco em grande estilo.

Fundado em 1904, o Argentinos Juniors era um clube modesto que vagava entre a Primeira e a Segunda Divisão. Até que em 1976 estreou um tal Diego Maradona. Maior artilheiro da História do Tifón, com 116 gols, o camisa 10 tirou o clube do anonimato. La Paternal, bairro onde está a sede, virou sinônimo de berço de craques. Foram revelados ali jogadores como Sorín, Riquelme, Cambiasso e Borghi.

Maradona deixou o clube em 1981, primeiro emprestado ao Boca Juniors e depois vendido ao Barcelona por US$ 5 milhões. O Estádio de La Paternal foi rebatizado com o nome do ídolo em 2004.

AUGE NOS ANOS 80

A década de 80 seria a mais vencedora para o Argentinos Juniors. Com dois títulos nacionais e uma Libertadores, o clube passou a ser conhecido como “Bicho”. Era o pequeno inseto que incomodava os gigantes do país.

Porém, a partir dos anos 90, passou por enormes dificuldades financeiras e com algumas passagens pela Segunda Divisão. Conseguiu o retorno à elite em 2004 e desde então se manteve na Primeira.

Ano passado, o “Bicho” voltou a aprontar das suas, conquistando o título do Torneio Clausura. A equipe tinha como treinador Claudio Borghi, um dos destaques na conquista da Libertadores de 1985. Agora com Pedro Troglio no comando, o Argentinos Juniors tem como objetivo assombrar a América mais uma vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: