Obrigado, Ronaldo

Como se define um super-herói? A definição clássica é que ele “é um personagem fictício sem precedentes das proezas físicas dedicadas aos atos em prol do interesse público”. Somente por um detalhe podemos afirmar que Ronaldo não é um “herói”: ele não é fictício.

A história do craque poderia ser contada pela ótica do menino pobre que começou no São Cristovão e em pouco tempo conquistou o mundo e as torcidas do Cruzeiro, do PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians. Mas não dá. Ronaldo é mais.

Poderia ser contada pelo craque que viveu momentos de dor, com nada menos do que cinco contusões graves, o que lhe custaram mais ou menos três anos e meio parado em recuperação, mas que sempre voltou e calou todo e qualquer crítico que duvidasse de seu potencial. Mas não é só isso. Ronaldo é mais.

A história poderia ser contada pelo fenômeno que após se levantar de mais uma contusão (19 meses parado) levou o Brasil ao pentacampeonato em 2002, e que quatro anos mais tarde se tornaria o maior artilheiro da história das copas do mundo, com 15 gols em quatro participações, sendo que em 1994 sequer entrou em campo. Mas Ronaldo é mais.

Por tudo isso e por muito mais, podemos dizer que ele é um herói da vida real. Um que lutou todos os dias para ser melhor e para superar cada adversidade que cruzou seu caminho. E sempre conseguiu. Um jogador que mais do que o futebol, foi embaixador da ONU e lutou por um mundo mais justo. E mais do que isso, que sempre encantou a todos com seus dribles e seus gols.

Todos nós temos a estranha mania de valorizar o passado e minimizar o presente. Se hoje falamos “nos tempos de Pelé”, com certeza absoluta as gerações futuras falarão “dos tempos de Ronaldo”. É uma questão de tempo.

Este texto poderia ser encerrado de várias formas. Mas nenhuma seria tão clara como dizer:

Obrigado por tudo, Ronaldo, nosso eterno fenômeno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: