Técnico do Flu volta ao país onde fez história

Atuando pelo Puebla, Muricy Ramalho foi ídolo e grande nome do primeiro título nacional do clube mexicano

Muricy (Foto: Reprodução internet)Ao todo, foram cinco temporadas, 154 jogos, 57 gols, um inédito título de campeão mexicano e o posto de sétimo maior artilheiro da História do clube. Se, no Brasil, Muricy Ramalho é mais reconhecido como um treinador de trabalhos incontestáveis que lhe renderam até um convite para a Seleção Brasileira, no México ele é famoso por ser o grande herói do Puebla Fútbol Club na década de 80.E não é por menos, afinal, em virtude de más administrações e constantes trocas de comando, o Puebla não conseguiu colocar seu nome como clube de ponta no país.

Por isso, sobrevive até hoje do saudosismo da geração de Muricy, que na temporada de 82/83 deu o primeiro dos dois títulos nacionais aos “Franjas”, como são chamados os torcedores da equipe.– Vi o Muricy jogar e posso lhe garantir que foi um dos grande ídolos da História do Puebla – declara Carlos Moreno, uma espécie de historiador do Puebla, que armazena recortes de jornais em sua página (www.puebla80s.blogspot.com).

Voltando ao México hoje, Muricy sabe da importância que tem para o Puebla Fútbol Club.

– O Puebla tinha 40 anos de vida e nunca havia sido campeão, e eu me tornei campeão lá. Isso foi o máximo, me tornei ídolo – recorda.

Uma visita ao clube, que fica a cerca de uma hora e meia da Cidade do México, é incerta, mas ela já foi feita há dois anos: Fui lá ver meus amigos. O treinador, na época, era até meu amigo também. Os roupeiros são os mesmos, estão mais velhinhos, mas são os mesmos. A maioria dos funcionários também. Fui lá fazer uma visita e cumprimentá-los.

No sábado, pelo Campeonato Mexicano, o Puebla foi derrotado pelo Tigres por 3 a 0 e agora ocupa a última posição do Grupo 3. Na pontuação geral é o penúltimo com apenas sete pontos, um a mais que o Estudiantes.

POR POUCO, MURICY NÃO ENFRENTA SEU EX-TREINADOR

No inesquecível e inédito título mexicano, além de Muricy, outro grande nome na campanha foi o do treinador Manuel Lapuente. O curioso é que, por pouco, eles não se cruzam na quarta-feira. Isso porque, há cerca de um mês, Lapuente foi demitido do América (MEX).

– Ia ser legal porque ia serumencontro do ex-jogador com o seu técnico da época. É um amigo meu, estamos sempre conversando e seria legal se nós nos enfrentássemos – lamentou o técnico do Fluminense.

Quando passou férias no México, Muricy fez questão de fazer uma visita a Lapuente, e revelou que encontrou seu ex-treinador cabisbaixo: – Eu fui à casa dele porque ele estava afastado do futebol e ficou muito triste. É difícil quando a pessoa se afasta do futebol, mas ele está rico.

Foi um grande treinador e depois comandou a seleção. Ele voltou porque tem um nome muito grande no México, mas não deu certo no América (MEX). Naquela época, Lapuente assumiu o Puebla recém-aposentado como jogador e conquistou o campeonato mexicano logo em seu primeiro ano como treinador.

Quando se aposentou, Muricy fez um curso de técnico no México:

– Comecei a fazer o curso e a mexer com isso (ser treinador), mas não pensava que ia ser tão rápido (começar a trabalhar na carreira). Não foi um baita curso, mas eu aprendi alguma coisa.

https://i1.wp.com/www.lancenet.com.br/_LANIMA20110228_0003_1.jpg

LAMENTO POR CLUBE NÃO VINGAR

Muricy ajudou o Puebla a chegar ao primeiro título mexicano, porém, a euforia no ano de 1983 deu lugar à frustração nos anos seguintes. Na análise do atual treinador do Fluminense, tudo se deu pela constante mudança no comando.

– Mudou muito de dono, esse é o grande problema do México. Chega um empresário, compra um clube e, às vezes, até muda de cidade. Na minha época tinha um dono também, mas era mais um hobby que qualquer coisa. Acabou que o governo tirou dele, tomou conta e fomos campeões depois. Lá no Puebla muda muito de mão, agora mudou de novo. Por isso que eu acho que não deslanchou – analisa Muricy.

Deixe um comentário

