Com escrita nas mãos, Corinthians pega o Flu, agora dirigido por Abel

Timão não perde desde 2005 para os cariocas, que apostam na chegada do novo treinador. Emerson Sheik enfrenta o ex-clube e encara o algoz Fred

Adversários neste domingo, às 16h, no Pacaembu, Corinthians e Fluminense querem aproveitar o bom momento no início do Campeonato Brasileiro para se fixarem nos primeiros lugares. Para isso, cada um conta com um aliado. O Timão joga em casa e tem a seu favor um tabu de 11 jogos sem derrota para o adversário. Já o Tricolor carioca aposta na tão aguardada estreia do técnico Abel Braga. Em meio à disputa pelos primeiros lugares está Emerson Sheik, que reencontra o ex-clube após a polêmica rescisão de contrato, agora sentando no banco de reservas alvinegro.

Desde o fim do Campeonato Paulista, O Corinthians atuará pela primeira vez no tradicional estádio paulistano neste Brasileirão. Foram dois confrontos como visitante diante de Grêmio (2 a 1) e Flamengo (1 a 1) e um como mandante frente ao Coritiba (2 a 1), em Araraquara, interior de São Paulo. Os números obtidos colocam o Alvinegro entre os líderes, com sete pontos e 77,8% de aproveitamento.

O Fluminense também mostra consistência nas rodadas iniciais. Depois de perder em casa para o São Paulo (2 a 0), o atual campeão nacional conseguiu reagir com triunfos diante de Atlético-GO (1 a 0) e Cruzeiro (2 a 1). Assim, pulou para seis pontos (66,7% de aproveitamento), já figurando no bloco que ronda a zona de classificação para a Taça Libertadores de 2012.

O duelo terá ainda um ingrediente especial. Dispensado por causa de atos de indisciplina em meio à disputa da Taça Libertadores, o atacante Emerson Sheik fará o primeiro jogo contra o Fluminense e ficará frente a frente com Fred, com quem insinuou não ter um bom relacionamento na passagem pelas Laranjeiras. Ele iniciará o duelo na reserva, já que ainda não tem totais condições físicas, de acordo com o técnico Tite.

Marcio Chagas da Silva (RS) é o árbitro da partida. Os auxiliares são Julio Cesar Rodrigues Santos (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS).

montagem Fred Emerson Corinthians x Fluminense (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
header o que esta em jogo

Corinthians: com quatro pontos obtidos como visitante, o Corinthians corre agora para manter os 100% de aproveitamento como mandante. Desde o início do torneio, o técnico Tite exalta a necessidade de permanecer ao longo do Brasileirão entre os sete primeiros. Missão cumprida até o momento.

Fluminense: depois de derrotar Atlético-GO e Cruzeiro, o Fluminense busca diante do Corinthians a sua terceira vitória seguida na competição. O triunfo no Pacaembu, aliado a outros resultados da rodada, pode até colocar o atual campeão brasileiro na zona de classificação para a Libertadores.

header as escalações 2

Corinthians: Tite fez apenas uma mudança em relação ao time que empatou com o Flamengo, no Engenhão. A novidade é a entrada do zagueiro Wallace ao lado de Leandro Castán. Os atacantes Liedson e Jorge Henrique eram dúvidas durante a semana por problemas físicos, mas estão recuperados. O Alvinegro inicia a partida com a seguinte formação: Julio Cesar, Weldinho, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian, Liedson e Jorge Henrique.

Fluminense: com Fred de volta, o Fluminense levará a campo quase o mesmo time que derrotou o Cruzeiro. O camisa 9 entra no lugar de Rafael Moura, autor dos dois gols sobre a Raposa. No meio, Edinho é dúvida e será reavaliado até a hora da partida. O Tricolor jogará com: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Valencia, Edinho (Souza, Diogo ou Marquinho), Deco e Conca; Araújo e Fred.

quem esta fora

Corinthians: o único desfalque é o zagueiro e capitão Chicão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Fluminense: o volante Diguinho e o zagueiro Digão são os desfalques do Fluminense para a partida contra o Corinthians.

header pendurados

Corinthians: nenhum jogador pendurado.

Fluminense: nenhum jogador pendurado.

header fique de olho 2

Corinthians: contratado do Figueirense no início do ano para ser mais uma opção no grupo, o atacante Willian vem se firmando a cada rodada como titular e já entra na briga com as estrelas pela posição. No último domingo, teve bela atuação e, de quebra, fez o gol paulista diante do Flamengo.

Fluminense: convocado para a Copa América, Fred retornou ao clube após disputar os dois últimos amistosos da Seleção Brasileira e foi o grande destaque do coletivo da última quinta-feira, com três gols. Motivado, o camisa 9 busca seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro de 2011 antes de se apresentar no dia 20 ao técnico Mano Menezes para a disputa da competição sul-americana.

header o que eles disseram

Fábio Santos, lateral-esquerdo do Corinthians: “Conseguimos quatro pontos fora de casa contra duas equipes que também brigam pelo título. Fazendo o nosso dever de casa, teremos uma tranquilidade maior. Precisamos focar em conquistar mais pontos em casa”.

Abel Braga, técnico do Fluminense: “O Corinthians jogou de três formas diferentes no Brasileiro e treinamos em cima delas usando duas formações diistintas. Nós temos dúvidas para a partida e o Corinthians também. Vai ser o jogo dos problemas”.

header números e curiosidades

*O Corinthians não perde para o Fluminense desde o primeiro turno do Brasileiro de 2005. No dia 26 de junho, o Flu venceu por 1 a 0, em Mogi Mirim-SP, gol de Gabriel. Desde então, as duas equipes se enfrentaram mais 11 vezes, com seis vitórias do Timão e cinco empates.

*No Pacaembu, a última vitória do Flu sobre o Corinthians foi por 2 a 0, no Brasileiro de 2002, gols de Andrei e Roni. Nas sete últimas partidas entre Corinthians e Fluminense no Pacaembu, o Timão venceu quatro vezes e houve três empates.

*Na história do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Fluminense se enfrentaram 22 vezes no estado de São Paulo, com vantagem corintiana. O Timão venceu nove vezes e empatou sete, contra seis vitórias do Flu. Foram 25 gols marcados pelo Timão e 22 pelo Flu.

*Fluminense e Corinthians fazem um clássico de retrospecto equilibrado. Em 78 anos de história, foram realizados 89 jogos entre as duas equipes, com 34 vitórias corintianas, 32 do Flu e 23 empates, sendo 124 gols dos paulistas e 123 dos cariocas.

header último confronto v2

Corinthians e Fluminense se enfrentaram pela última vez no dia 15 de setembro do ano passado, em duelo que valia a liderança do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando no Engenhão, o Timão venceu por 2 a 1, gols de Jucilei e Iarley. Washington descontou para os cariocas. Com o resultado, as equipes empataram na primeira posição com 41 pontos, mas os paulistas tinham um jogo a menos.

Deixe um comentário