Iniciativa de dupla Fla-Flu é rara pelo mundo

Atualmente, apenas os italianos Milan e Inter dividem a gestão de um mesmo estádio

Cruzeiro e Atlético Mineiro no Mineirão, Nacional e Peñarol no Olímpico de Montevidéu (URU), Roma e Lazio no Olímpico da capital italiana, o que não faltam são exemplos de grandes clubes rivais que mandam seus jogos em um mesmo estádio. O que há em comum entre os três exemplos citados é que em nenhum deles os clubes exercem qualquer tipo de gerência na arena onde atuam.

Flamengo e Fluminense, que conversam sobre a possibilidade de tentarem um projeto de gestão conjunta do Maracanã após a Copa do Mundo de 2014, quando o estádio será privatizado, poderão fazer parte de um grupo muito pequeno de clubes que não apenas dividem o mesmo estádio como campo de jogo, como também compartilham funções na parte administrativa.

Atualmente, entre os grandes do futebol mundial, apenas Milan e Internazionale, da Itália, possuem modelo semelhante. O estádio Giuseppe Meazza passou a ser chamado assim em 1980, quando foi rebatizado assim em homenagem a um jogador que foi ídolo das duas torcidas. A mudança de nome celebrou definitivamente a divisão de um estádio que, entre 1925 e 1947, recebia apenas as partidas do Milan e se chamava San Siro.

Na Alemanha, uma iniciativa semelhante não foi para frente. Inicialmente, o Allianz Arena, construído para a disputa da Copa do Mundo de 2006, teve suas ações divididas igualmente entre os dois times da cidade de Munique, o Bayern e o Munique 1860. Uma empresa, a Allianz Arena München Stadion GmbH, foi criada pelos dois clubes para administrar o estádio.

Entretanto, por problemas financeiros, o Munique 1860 abriu mão de sua parte pelo valor de 11 milhões de euros (aproximadamente R$ 25 mlhões), em abril de 2006. Na época, ficou acertado de que poderia comprar sua parte de volta até 2010. Em 2007, abriu mão deste direito.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: