Seleção Brasileira esvazia clubes ao longo do ano

Em 40,6% das rodadas do futebol brasileiro em 2011, clubes sofreram com ausências por convocações

Flamengo x Corinthians, Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo (Foto: Ricardo Ramos)Não é difícil ouvir torcedores e dirigentes de clubes brasileiros reclamando de desfalques em suas equipes devido a convocações da Seleção Brasileira. Não à toa. Apenas em 2011, o futebol brasileiro contou com 59 datas com rodadas entre Estaduais, Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Em 24, a Seleção Brasileira principal ou a sub-20 foram responsáveis por ausências. O problema se repetirá com o amistoso do dia 5 de setembro, diante de Gana.

A bola dos desfalques rolou já em janeiro. Do dia 16 janeiro até 12 de fevereiro 19 jogadores estiveram à serviço da Seleção Brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria, no Peru. Astros como Neymar e Lucas desfalcaram, respectivamente, Santos e São Paulo em ao menos nove rodadas do Campeonato Paulista. Diego Maurício, do Flamengo, ficou fora de sete rodadas do Carioca, enquanto Oscar, do Internacional, ficou fora de oito do Gaúcho. A onda de desfalques continuou com o amistoso da Seleção principal contra a Escócia, em 27 de março, em Londres. Jefferson e Victor, por exemplo, deixaram de jogar uma rodada dos estaduais por Botafogo e Grêmio. Na Copa do Brasil e na Libertadores não houve desfalques por convocações.

Porém, é no Campeonato Brasileiro os clubes têm mesmo sofrido. Das 17 rodadas até agora, houve pelo menos um desfalque em 13 delas. Convocado para os amistosos contra Romênia e Holanda entre 4 e 7 de junho, o meia Thiago Neves, do Flamengo, por exemplo, não enfrentou o Corinthians no Engenhão. No mesmo mês, outro baque. Diante da disputa da Copa América e da convocação para o Mundial sub-20, nova enxurrada de desfalques que fizeram com que o Santos tivesse alguns jogos do Brasileiro adiados. Na última semana, novo amistoso da Seleção contra Alemanha, Mundial Sub-20 ainda em disputa e desfalques na Copa Sul-Americana. Haja elenco…

O Brasil enfrentará Gana em data Fifa que cai na segunda-feira, 5 de setembro. A 21ª rodada do Brasileiro acontecerá no fim de semana anterior. Dois dias depois da partida está marcada a 22ª rodada, com direito a Corinthians x Fla no Pacaembu. Desfalcarão seus times os goleiros Jefferson (Botafogo) e Fábio (Cruzeiro); o lateral Danilo (Santos), o zagueiro Dedé (Vasco), o volante Ralf (Corinthians); os meias Paulo Henrique Ganso (Santos), Lucas (São Paulo) e Ronaldinho (Flamengo); e os atacantes Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional).

SÓ BRASIL NÃO TEVE PARALISAÇÃO: Com o calendário mais do que apertado, o futebol brasileiro foi o que mais sofreu durante a disputa da Copa América. Apenas os clubes brasileiros estiveram envolvidos em disputa do campeonato nacional durante o maior campeonato sul-americano de seleções. Na Argentina e no Uruguai, por exemplo, o calendário segue o modelo europeu e os torneios nacionais se encerraram no meio do ano, antes do início da Copa América.

No Brasil, o Santos não se fez de rogado e por ter seis jogadores cedidos à Seleções principal e sub-20 pediu o adiamento de quatro jogos e conseguiu. Na semana passada, porém, o clássico adiado contra o Corinthians foi disputado, mas, ironicamente, o Peixe não pôde contar de novo com Ganso e Neymar, a serviço da Seleção principal no amistoso diante da Alemanha, em Stuttgart.

Na Europa, não há disputa de campeonatos nacionais em datas de jogos das seleções. No próximo ano, a Eurocopa será disputada com todas as competições nacionais e continentais já encerradas. Desta maneira, os clubes estão livres de sofrer qualquer tipo de desfalques.

COPA ROCA NÃO AFETA BRASILEIRÃO: Reeditada em 2011, como nome Superclássico das Américas, a Copa Roca, entre Brasil e Argentina, não afetará o Brasileirão. Os dois jogos entre as seleções serão disputados nos dias 14 e 28 de setembro, apenas com jogadores que atuam no futebol de cada país. Desta maneira, a grande ameaça para desfalques dos clubes continua sendo os amistosos da Seleção principal, já marcados próximos de rodada até o fim do ano.

OS PRÓXIMOS PROBLEMAS

Gana, 5/9: Brasil enfrenta a seleção africana em data Fifa que cai na segunda-feira. A 21ª rodada do Brasileiro acontecerá no fim de semana anterior. Dois dias depois da partida está marcada a 22ª rodada, com direito a Corinthians x Fla no Pacaembu.

Costa Rica, 7/10 e México, 11/10: A 28ª rodada do Brasileiro está marcada para dia 9/10 com dois clássicos: Fla x Flu e Santos x Palmeiras. Já no dia 12/10, mais três
jogos importantes: Fla x Palmeiras, Corinthians x Botafogo, São Paulo x Internacional.

Gabão, 11/11: Dois dias depois, rodada com direito a clássico entre Vasco x Botafogo e jogo entre Cruzeiro x Internacional.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: