Maracanã: secretária diz que edital de concessão será aberto em 2012

Márcia Lins afirma que clubes estarão envolvidos no procedimento, mesmo que não participem, e que torce por abertura da Copa de 2014 em São Paulo

Antes mesmo do término das obras no Maracanã – previsto para fevereiro de 2013 -, o Governo do Rio de Janeiro deve abrir o edital de concessão do estádio. Durante a inauguração da nova sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) nesta terça-feira, a secretária de Esportes e Lazer, Márcia Lins, revelou que todo o processo para a abertura do edital deve estar finalizado até o segundo semestre de 2012.

– Acredito que antes do término das obras do Maracanã abriremos o edital para a concessão do estádio. Provavelmente, até o segundo semestre do ano que vem o edital será lançado – disse a secretária.

obras maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Márcia Lins, que representou o governador Sergio Cabral no evento, ponderou que ainda não foram definidos quais serão os moldes da concessão e qual será o formato de operação do consórcio que assumirá o Maracanã. No entanto, a secretária frisou que, mesmo que fiquem de fora do processo de concessão, os clubes não serão prejudicados e devem participar de alguma maneira do procedimento. Márcia também ressaltou que o consórcio que adquirir o Maracanã terá que respeitar todos os compromissos já assinados pelo Governo do Rio de Janeiro com a Fifa.

Marcia Lins, secretária de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

– O Maracanã é um estádio público. Ainda não definimos como funcionará a concessão e como será o modo de operação. Mesmo que os clubes não participem do edital, eles estarão envolvidos de alguma forma. E é claro que o consórcio que vencer terá de respeitar todos os acordos feitos com a Fifa, durante a Copa das Confederações, antes da competição e durante a Copa do Mundo.

Márcia Lins também falou sobre a expectativa para a abertura do Maracanã, garantiu o estádio na Copa das Confederações de 2013 e afirmou que o local será uma grande atração no Brasil.

– O Maracanã ficará pronto no máximo até fevereiro de 2013 e será um case para o Brasil. Imagina um estádio como o Maracanã, com toda sua história, quase um museu do futebol, com toda a tecnologia inédita no Brasil, modernização e segurança de um estádio que vai receber a final da Copa do Mundo.

Sobre a possibilidade de o Rio de Janeiro também receber a abertura da Copa do Mundo, Márcia Lins disse que essa não é a prioridade do estado neste momento e surpreendeu ao revelar sua torcida por São Paulo. No entanto, colocou o Rio de Janeiro à disposição da Fifa para a abertura.

– Isso não está em pauta, mas um estádio que vai receber a final da Copa do Mundo tem condições de receber qualquer evento. Vocês podem até não acreditar, mas torço por São Paulo, a capital econômica do Brasil. Também torço por outros estádios. Recebemos o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo, vamos sediar o IBC (centro de mídia) durante o Mundial, teremos a final da Copa no Maracanã e vamos receber diversos jogos de outras fases da competição. Mas é claro que se for bom para a logística da Copa, para a Fifa e para o Brasil, o Rio de Janeiro estará pronto para receber a abertura.

A Fifa revelará no dia 20 de outubro a cidade que abrigará o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 e todo o calendário de partidas do torneio e da Copa das Confederações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: