Histórico de arrancadas nas retas finais inspiram cariocas

Nos pontos corridos, quatro grandes do Rio costumam crescer nas rodadas finais do Brasileirão

Os quatro grandes clubes do Rio chegam às oito rodadas finais do Brasileiro com retrospecto favorável: desde o início dos pontos corridos, em 2003, costumam crescer a partir do 30º jogo, melhorando seus desempenhos. As arrancadas já proporcionaram momentos marcantes, como o título do Flamengo e o “milagre” do Fluminense contra o rebaixamento, ambos em 2009.

O Tricolor, inclusive, é o que mais se destaca nas rodadas finais. Em oito anos, viu seu aproveitamento cair apenas em 2004 e 2005. As arrancadas renderam dois momentos históricos. Em 2009, chegou a ter 1% de chance de escapar da degola, mas venceu seis dos oito jogos finais e garantiu a permanência. No ano seguinte, levou o caneco ganhando cinco partidas e empatando
três, a partir da 30arodada.

O Flamengo viveu situações semelhantes. A maior arrancada ocorreu em 2007, quando venceu seis jogos e perdeu dois, assegurando vaga na Libertadores. A mais importante, porém, foi em 2009, quando tirou a diferença necessária para ser hexacampeão brasileiro.

O ano de 2009 também foi marcante para o Botafogo, que vivia situação complicada a oito rodadas para o fim: era o 17º colocado e estava um ponto acima da zona de degola. O desempenho cresceu nos momentos decisivos – incluindo vitórias sobre São Paulo e Palmeiras, postulantes ao título nacional.

A vez de arrancar pode ser do Vasco, fato ainda não experimentado nos pontos corridos. O melhor desempenho na reta final aconteceu em 2007, quando o crescimento evitou que o clube corresse riscos de ser rebaixado.

Tristão Garcia
MATEMÁTICO, EM ENTREVISTA

O Rio é favorito para conquistar o Brasileiro

Rio é favorito à conquista do título brasileiro deste ano. Hoje, a possibilidade de o campeão ser carioca é de 65%. Basta somar as chances de cada clube. O principal rival na briga é o Corinthians, que tem 33%. São Paulo e Internacional ainda possuem 1% cada.

A situação na Copa Libertadores também é boa para os clubes cariocas. O Vasco já está garantido por ter conquistado a Copa do Brasil. A chance de ir mais um, além dele, é de 99%. De irem dois também é grande: 72%. E até os três podem conseguir a classificação, apesar de ser mais complicado. A possibilidade é de 6%.

CARIOCAS COSTUMAM TER APROVEITAMENTO MAIOR NAS ÚLTIMAS RODADAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: