Fluminense pedirá efeito suspensivo para técnico Abel Braga nesta quinta

Mário Bittencourt entrará com recurso diante das punições ao treinador e ao atacante Rafael Moura, mas não tentará efeito suspensivo para o He-Man

O Fluminense vai fazer de tudo para ter o técnico Abel Braga no banco de reservas nas últimas oito rodadas do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, o advogado tricolor Mário Bitencourt vai entrar com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar diminuir as suspensões recebidas pelo treinador (quatro jogos) e pelo atacante Rafael Moura (dois jogos) por causa das polêmicas do último Fla-Flu. Depois de uma reunião com a diretoria e a comissão técnica, no entanto, ficou definido que o Tricolor só tentará o efeito suspensivo para o seu comandante.

abel stjd fluminense (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

– Vamos recorrer das duas decisões do STJD, mas só vamos entrar com o pedido de efeito suspensivo para o caso do técnico Abel Braga. E acredito que temos boas chances de obter sucesso. Queremos o nosso comandante na beira do campo – explicou o advogado Mário Bittencourt, na noite da última quarta-feira, durante o coquetel de lançamento do curso de gestão desportiva do Instituto de Aprimoramento Jurídico (IAJ), do qual o mesmo é um dos professores e cordenadores.

Decisão em conjunto entre diretoria, comissão técnica e jurídico

O pensamento tricolor é simples: a pena de dois jogos de suspensão para Rafael Moura pela cusparada em Renato Abreu já foi considerada uma vitória pelo departamento jurídico do clube. Por mais que ele não possa ser escalado no próximo sábado, contra o Atlético-MG, no Engenhão, justamente quando o titular Fred também está suspenso, no caso pelo terceiro cartão amarelo, o jurídico, a comissão técnica e a diretoria entenderam que o cumprimento da pena agora diminui o risco de perdê-lo nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, o que aconteceria se o clube conseguisse o efeito suspensivo e o jogador fosse obrigado a cumprir a pena mais adiante. A tendência é que a Procuradoria do STJD também recorra da decisão para mudar a punição. Mas nesse caso, o jurídico tricolor poderá usar em sua defesa o fato de que o atleta já terá cumprido parte da sanção.

Antes mesmo da reunião de Bittencourt com a comissão técnica, Abel já tinha dado a pista de que tentar o efeito suspensivo para Rafael Moura podia não ser a melhor opção. Ainda mais porque a ausência do jogador será mais sentida, de fato, em apenas um jogo. Contra o Ceará, no dia 29 de outubro, em Fortaleza, Fred estará de volta ao time.

– E depois ele corre o risco de pegar mais jogos? Seria importante contar com ele agora, é claro. Mas tenho dois jogadores por posição. E se perdermos o Fred por contusão? Ficar sem o Rafael mais para frente seria pior ainda. É preciso ter coerência. Se não podemos criar um problema ainda maior para a reta final do Brasileiro – disse o treinador durante a entrevista coletiva da última quarta-feira.

Sem Fred e Rafael Moura, que marcaram quase 50% dos gols do Fluminense na temporada 2011, Abelão terá de quebrar a cabeça para escalar o ataque tricolor diante do Galo. A tendência é que Rafael Sobis jogue como homem de referência, função que já exerceu no Internacional, em 2005. A outra vaga é disputada por Martinuccio e Ciro, com vantagem para o primeiro, que entrou bem na vitória sobre o Palmeiras e deu a assistência para o gol da vitória. Já Marquinho, também suspenso, deve dar lugar a Lanzini. A provável escalação tricolor é: Diego Cavalieri, Mariano, Leandro Euzébio, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Valencia (Diguinho ou Fernando Bob), Deco e Lanzini; Martinuccio e Rafael Sobis.

Líder isolado do segundo turno com oito vitórias nos últimos onze jogos, o Fluminense ocupa a quinta posição do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: